domingo, 5 de abril de 2009

Rádios Piratas


O crescimento de “rádios piratas” no Brasil é alarmante. Em Campos são mais de cem emissoras. Elas são colocadas no ar sem critério nenhum, não é feita uma fiscalização, para saber se o equipamento está na sintonia certa. Muitos canais estão espalhando sua radiação, isto prejudica as aeronaves, a comunicação no rádio do corpo de bombeiro, na polícia e em muitos outros serviços que utilizam o rádio UHF, VHF.
Como não se bastasse, as pessoas que trabalham nestas “emissoras”, não são preparadas e estão a todo o momento emitindo opiniões sem fundamentos. Muitos não têm se quer o ensino fundamental. Mas a coisa é pior do que se pensa! A prostituição do mercado publicitário é um dos maiores problemas. Vendem a preço de banana os espaços comerciais, são valores ridículos, praticados por estas “rádios Piratas”. Tudo isso, interfere na sociedade, porque ela sofre as conseqüências do mau uso da comunicação. Determinando alguns valores, deturpando o conhecimento em alguns aspectos, na questão religiosa é um agravante, 80% dessas emissoras são “evangélicas” sem se preocupar se vai causar algum dano a terceiros, montam as suas estações e transmitem suas convicções.
Como ficam as emissoras legais? Todas elas passam por duras fiscalizações da Anatel, seus parques de transmissores são rigorosamente vigiados, para que sua potencia estejam no valor permitido. Os encargos trabalhistas são uma realidade do final do mês. A equipe é gabaritada, a programação é selecionada, o compromisso com a sociedade é vital.
Será que as autoridades são tão insensíveis que não ver que há alguma coisa errada? Acredito que a tecnologia facilitou esta situação. Um computador perto de 2 mil reais e um programa de automação de rádio baixado na internet de graça, já é 50% de uma emissora. Antigamente para se chegar a esses “50%” em média se gastaria 60 mil reais.
A outra parte é o transmissor. Temos hoje, fábricas que colocam kits de transmissores a 4 mil reais com antena sem homologação. É um absurdo. Uma emissora homologada gasta 200 mil reais entre equipamentos e processos, dependendo da potência. Um verdadeiro descaso com o setor de comunicação no que se refere à rádio.
Para que isso se acabe de imediato, seria preciso que o governo tivesse coragem para proibir a fabricação desses kits de transmissores, já que eles são os culpados de vários acidentes de aeronaves e interferências em rádios de comunicação.
Cadê os políticos que não tomam atitudes? Saibam que, grande parte das emissoras de rádios no Brasil pertence a grupos políticos e estão nas mãos de laranjas. Esta prática é para manipular a população na hora do voto. Talvez seja o motivo da venda desses transmissores tão baratos. Assim facilita a ação dos “piratas da comunicação”. Poderíamos até citar alguns nomes importantes do quadro político nacional, mas não vem ao caso. O que interessa é ver o fim desta bagunça, dessa vergonha em nosso país. O mal deve ser cortado pela raiz. Não adianta penalizar quem sonha em ser um locutor, porque na hora em que a polícia chega, quem vai preço é o garoto que estar no ar. O “dono” ninguém acha. Proibir a fabricação desses transmissores é cortar de vez o mal pela raiz.

Um comentário:

  1. E ae cabrito...

    Vamos bombar esse blog...

    Parabens...

    Tô ae pra ajudar... é só dizer... o q tu precisa...

    Abrçs
    Max Weber

    ResponderExcluir