sexta-feira, 17 de abril de 2009


A Modernização da Mídia


Com o avanço da tecnologia e o advento da internet, as informações acontecem a todo instante, muitas pessoas estão longe de entender tanta inovação. O fator econômico tem sido a grande muralha, É possível a camada mais pobre ter acesso a essa mídia moderna?
Nos dias de hoje é quase impossível viver sem a tecnologia da mídia. Tudo é muito rápido, os acontecimentos nos quatro cantos do mundo chegam de imediato na tela de um computador, de uma TV, rádio ou até mesmo de um celular. Se todos pudessem ter condições de se integrar a rede mundial seria ótimo, porque ela presta um grande serviço social. Precisamos dar as pessoas acesso ao conhecimento, prepará-los para uma vida de descoberta através de possíveis terminais com internet e inserir na educação de base o “digital”.
Tornar real a inclusão digital.
Todo avanço tecnológico tem por traz a questão financeira. É óbvio que toda descoberta científica detém um tempo para sua popularização. Nesta questão da inclusão digital o crescimento é real, mas longe do Ideal. Segundo ANTONIO MENDES DA SILVA FILHO, professor do Departamento de Informática da UEM. Doutor em Ciência da Computação. Três pilares formam um tripé fundamental para que a inclusão digital aconteça: TIC’s, renda e educação. Não é difícil vaticinar que sem qualquer um desses pilares, não importa qual combinação seja feita, qualquer ação está fadada ao insucesso. Em 2003, segundo o Mapa de Exclusão Digital divulgada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ) juntamente com outras entidades, aproximadamente 12% dos brasileiros têm computador em suas residências e pouco mais de 8% encontram-se conectados à Internet. Hoje a realidade é outra.

Este assunto é muito válido no momento, onde o mundo discute o avanço das tecnologias e que na verdade, outra parte do mundo, não consegue imaginar se quer o que é um computador, uma internet. Precisamos trazer a tona os problemas e possíveis soluções.
O Brasil tem sido um país de grandes avanços em tecnologias, é uns dos principais em crescimentos na área da internet.
Como fazer que a informação esteja a serviço do social? Qual o papel da comunicação neste estágio? A Internet em especial, cujo crescimento comparativo é muito maior em relação aos outros meios de comunicação, tanto em número de usuários, como de iniciativas no setor da comunicação. No livro A Mídia e a Modernidade UMA TEORIA SOCIAL DA MÍDIA do autor Thompson John B. que trás um argumento convincente as novas características da mídia moderna. Vamos entender os pontos que precisam avançar para uma inclusão total da sociedade no mundo digital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário