terça-feira, 14 de abril de 2009

PEIXES DEFORMADOS NO RIO PARAÍBA DO SUL


Entre os dias 18 e 28 de novembro do ano passado, o Rio Paraíba do Sul foi contaminado pelo vazamento de 8 mil litros do pesticida Endosulfan, proveniente da empresa Servatis. A poluição que Rio Paraíba vem sofrendo, principalmente neste último episódio, deixou uma triste lembrança e uma dura realidade. O pesticida vazado, percorreu mais de 400 km ao longo do Rio Paraíba do Sul - de Resende até sua foz, em São João da Barra - levando, em toda a sua extensão, mortandade de espécies variadas de peixes, atingindo tanto as de interesse econômico como de interesse ecológico, associadas à cadeia trófica do ecossistema fluvial. A situação é muito mais grave que se imagina. Segundo Sr. Ninil presidente da associação de pescadores da Coroa Grande, foram retirados do Rio esta semana, peixes deformados e muitos ainda agonizando.
Estes peixes estão sendo pesquisados através de uma força tarefa entre a UENF e o IBAMA. Os laudos serão levados para Brasília segundo o Sr. Ninil. A grande preocupação dos pescadores é a falta de informações, porque não se sabe de um órgão oficial, se os peixes estão próprios para o consumo, se a água pode ser consumida e como vão ficar as famílias dos pescadores sem o seu trabalho. Na verdade esta empresa foi multada, se ela pagou essa “multa” não sabemos, mais uma coisa é certa, este dinheiro teria que vir para a nossa região, já que fomos nós é que sofremos todas as conseqüências desses irresponsáveis.
Traçar um programa de revitalização para o Rio Paraíba do Sul e dar condições alternativas as pescadores para se sustentarem é uma obrigação das autoridades. É um absurdo vermos este quadro acontecer, em baixo dos nossos narizes e ficarmos de braços cruzados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário